O pedreiro e a bailarina

    Miguel é um belo jovem de vinte anos. Olhos verdes... Cabelos negros... Físico privilegiado - moldado durante anos de trabalho braçal. O que mais chama atenção, porém, é o sorriso gentil que sempre oferece a quem cruza seu caminho.
    De origem humilde Miguel começou a trabalhar cedo. Com doze anos já ajudava o pai, um pedreiro muito competente, a carregar cimento e tijolos. Depois de concluir o ensino médio conseguiu emprego em um famoso escritório de advocacia. Sonha ser juiz de direito. E para alcançar este objetivo é um grande estudioso das leis. Suas horas de folga são divididas entre estudar - mesmo sem ter começado a faculdade de direito - e auxiliar a mãe na confecção de tortas. "Falta dinheiro. Sobra, contudo, vontade... Tenho certeza de que, em breve, vou conseguir ingressar na faculdade. E vou me formar com as melhores notas" - costuma dizer Miguel aos pais.
    Miguel passa todos os dias, a caminho do trabalho, em frente a uma escola de dança. Está acostumado a esbarrar em moças, de diferentes idades, que chegam e saem das aulas... Mas, aos olhos de Miguel, todas parecem iguais. Nos cabelos coques perfeitamente arrumados... Nos pés sapatilhas de ponta... As moças vestem, sem exceção, roupas de balé de excelente qualidade.
    Durante vários meses Miguel transitou pela rua da escola de dança sem nada - nem ninguém - lhe chamar atenção. Em um dia quente de primavera, no entanto, as forças da natureza resolveram que já estava na hora de mudanças acontecerem naquela rotina de Miguel...
    Miragem
    Era mais um dia quente de primavera. O verão se aproximava sem fazer cerimônia. O calor sufocante, do início da manhã, era prova de que se registraria mais um dia de temperatura acima dos 40 graus. Miguel pensou em ir para o trabalho de ônibus. No último minuto, entretanto, desistiu. "Estou perto de conseguir dinheiro para custear o primeiro ano da faculdade. Vou economizar para uma real necessidade."
    Quando se aproximava da escola de dança Miguel pousou os olhos em uma moça. Ela usava sapatilhas de um rosa bastante chamativo. Ele, nesse momento, sentiu que algo diferente, mas bem agradável, estava lhe acontecendo. A jovem mexeu com as suas emoções. Ela estava de costas. Seus cabelos, dourados como os primeiros raios de sol da manhã, estavam soltos. Nada de coques perfeitamente arrumados. Mesmo sem enxergar suas faces Miguel teve certeza de que era muito bonita. Irradiava alegria e, acima de tudo, delicadeza. Não estava no grupo das bailarinas mais experientes. Seu compromisso, ao que parecia, era orientar as mais jovens.
    Miguel fez aquele trajeto, pela primeira vez em anos, sem qualquer pressa. Queria aproveitar ao máximo a visão da jovem de cabelos dourados e sapatilhas cor de rosa. Quando estava chegando perto da entrada da escola de dança a moça virou o rosto em sua direção. Exibia nos olhos, de um azul profundo que chegava a hipnotizar, uma determinação incomum. Já nos lábios, rosados como uma flor, estampava um sorriso encantador...
    Miguel ficou sem ar. "O calor sufocante pode estar me pregando uma peça. Uma moça assim tão bela e graciosa só pode ser miragem.  Se for real, no entanto, acho que tem nome de flor... Sim... Só pode ter nome de flor."
    Flor mesmo
    Yasmin é uma bela jovem de dezoito anos. Filha única de um casal de advogados bastante renomado. Começou a ter aulas de balé com dois anos. Aos dezesseis já ocupava lugar de destaque na Escola de Artes e Dança do Teatro Municipal. Além de excelente bailarina Yasmin é bastante generosa. Seus dias de folga são dedicados a meninas da escola de dança e estudantes da rede pública. Transmite, de forma generosa, o seu talento e a sua arte. As pessoas, pelo que se nota, têm por ela enorme estima. 
    Aquela manhã quente de primavera - fora o turbilhão de emoções experimentado por Miguel - estava transcorrendo dentro da mais absoluta normalidade... Yasmin falava, com as jovens bailarinas, sobre os últimos preparativos do espetáculo marcado para o início da noite, quando teve a sensação de estar sendo observada. Foi, porém, uma sensação bem agradável.
    Quando olhou na direção em que acreditava estar seu observador Yasmin ficou sem ação. Teve certeza que, a partir dali, jamais seria a mesma. Algo dentro dela tinha mudado no instante em que seus olhos se focaram no rosto do jovem que, ao que parecia, estava fascinado. Seu coração bateu forte. Foi arrebatado pelo jovem de cabelos negros e olhos verdes que se aproximava. Yasmin não conseguiu desviar o olhar. Sempre imaginou como era se apaixonar. E tinha certeza... Dificilmente esqueceria o rosto daquele jovem.
    Naquele dia Miguel e Yasmin não conversaram. Os compromissos de ambos não permitiram. Miguel, contudo, sentiu que a imagem da jovem bailarina havia se alojado na sua cabeça. Yasmin, por sua vez, passou a sonhar, todas as noites, com o jovem de cabelos negros e sorriso caloroso.
    Durante os dias que se seguiram Miguel, ao caminhar em frente à escola de dança, não conseguia evitar uma agradável expectativa. Ansiava ver novamente a jovem que tomara conta dos seus pensamentos. Demorou, entretanto, uma semana para voltar a vê-la. Ficou então sabendo que era bailarina importante da Escola de Artes e Dança do Teatro Municipal. Às terças-feiras costumava orientar alunas da escola de balé. Esse dia da semana se tornou marcante para os dois.
    Yasmin começou a aguardar as terças-feiras com bastante expectativa. Sabia que, neste dia, seu coração se acalentaria mais um pouco com a visão do dono de seus pensamentos. Tinha a intuição de que ele também a olhava com paixão. Suspeitava que não tivesse coragem, suficientemente, para uma aproximação. Semanas já haviam passado desde que seus olhares se cruzaram pela primeira vez. Yasmin decidiu, então, que já era hora de tomar iniciativa.
   Surpreendida
    Yasmin estava decidida... Seria responsável pela aproximação. "Desta terça-feira não passa. Vou me apresentar. Veremos o que acontecerá em seguida." Yasmin, contudo, foi surpreendida. Miguel, com um sorriso a iluminar o rosto, foi quem se aproximou... "Bom dia jovem bailarina. Sou Miguel. É um imenso prazer falar com você."
    A conversa, em razão do tempo escasso, foi curta. Miguel e Yasmin combinaram se encontrar, no sábado à tarde, para um passeio no parque. E a primavera floresceu, com todas as cores, em seus corações.
    Depois do primeiro encontro Miguel e Yasmin adotaram o hábito de se ver regularmente. Ela soube que ele era de origem humilde. Ele, por sua vez, descobriu que ela era filha de advogados renomados - o que poderia ser, no seu entendimento, um empecilho para a relação seguir adiante... "Será que concordarão que a filha se relacione com um jovem de origem tão humilde como eu? Afinal: são pessoas de família tradicional... Conservadora."
    A relação, como temia Miguel, não foi bem aceita pelos pais de Yasmin. A jovem, contudo, não se deixou intimidar... "Vocês precisam conhecê-lo antes de formarem opinião. Miguel é um jovem esforçado e bastante inteligente. Tem um futuro brilhante pela frente. O mais importante, porém, é o seu caráter e o amor imenso que carrega em seu coração. O que sinto por Miguel ultrapassa as barreiras sociais. E, tenham certeza, ele sente o mesmo por mim."
    Miguel e Yasmin uniram forças para viver o amor. A relação foi em frente sem o conhecimento dos pais de Yasmin. Os encontros furtivos rendiam conversas agradáveis e demonstrações de carinho. O amor entre os dois parecia ter a extensão do universo. Mesmo assim Miguel não se considerava inteiramente feliz. Algo faltava para completar a relação. Resolveu então abrir seu coração... "Meu amor... Precisamos falar com seus pais. Não sou homem de viver me escondendo. Eles precisam saber que eu a amo. Que eu a amo tanto que quando não estamos juntos é como se meu coração parasse de bater... É tempo não vivido."
    Transparência    
    Miguel e Yasmin chegaram a mansão da família de mãos dadas - porque é assim que imaginam viver até o fim de seus dias. Foram recebidos, de forma pouco amistosa, pelos pais de Yasmin. Miguel, porém, não se deixou intimidar... "Sou de origem humilde como vocês sabem. Isso, no entanto, não me faz pior ou melhor do que vocês. Tenho sonhos... Sei que vou concretizá-los. Um destes sonhos é me casar, futuramente, com o amor da minha vida - Yasmin."
    A coragem de Miguel surpreendeu os pais de Yasmin. E, com o passar dos dias, as qualidades do jovem foram aparecendo. Tudo o que se dispunha a fazer era perfeito. Conseguiu, com dedicação e sorriso no rosto, a confiança dos pais de Yasmin. Era uma grande conquista.
    Os pais de Yasmin, admirados com o conhecimento que Miguel tinha sobre leis, lhe ofereceram uma oportunidade de trabalho. "O salário será um pouco menor do que o seu atual. Em compensação você terá uma bolsa na faculdade de direito em que lecionamos." 
    Miguel e Yasmin estão felizes. Muito felizes. São bem jovens ainda. O futuro é, para eles, uma incógnita. Mas têm uma certeza: o presente é maravilhoso - e precisam aproveitá-lo. Miguel, como era esperado, é aluno destaque da faculdade de direito. Yasmin está perto de ser escolhida a primeira bailarina do Teatro Municipal. Os dois, mesmo tão diferentes, parecem ser um só. Se completam... Se auxiliam... Se admiram. E, acima de tudo, se amam incondicionalmente. 
    A cidade toda acabou tomando conhecimento do extremo amor que unia Miguel e Yasmin. Não havia Yasmin sem Miguel. Não havia Miguel sem Yasmin. As pessoas gostavam de ver aqueles dois belos jovens sempre juntos. Era uma união que despertava simpatias... Abria todas as portas... Um sentimento tão intenso que inspirava desejo de aproximação. Os jovens, sempre que travavam algum diálogo sobre estilo de vida, não tinham dúvida... As meninas diziam: "eu quero um amor como o de Yasmin". Os meninos diziam: "eu quero um amor como o de Miguel".
    O notório amor que uniu Miguel e Yasmin se tornou, na cidade onde experimentaram toda a realização possível, um horizonte para quem almejava acertar na busca da mais plena felicidade. Amor perfeito... É... Amor perfeito inspira amor perfeito. Miguel e Yasmin, ainda são, pontos de referência para quem busca acerto na relação conjugal. Classe social, provaram os dois, não é entrave. O amor verdadeiro supera as mais poderosas barreiras... É chave para qualquer porta. Miguel e Yasmin - amor verdadeiro. (Autora: Aline Brandt - Todos os direitos reservados/Lei dos Direitos Autorais N° 9610/98)

Comentários

Postagens mais visitadas