As artimanhas do coração - parte 8

    Francisco e Eugênia, ao desembarcarem no aeroporto da Cidade de Dubai, renderam-se ao deslumbramento frente à beleza da paisagem. Em Dubai há uma inevitável inspiração de riqueza, luxo, capricho... O espaço físico que se mostra aos olhos de quem chega (turistas) é impecável. Se algo de menor preciosidade lá existe é cuidadosamente escondido. Eugênia e Francisco, da chegada à saída, só se depararam com requinte.
    Não havia tempo, porém, para muita apreciação. Francisco enviara suas peças artesanais, semanas antes, a fim de que a montagem da exposição fosse feita sem pressa e de forma impecável. As mais altas personalidades de Dubai estavam a sua espera para os atos de abertura. Tinham que correr para não chegarem atrasados. Um atraso, naquela parte do mundo, não é recebido com grandes simpatias. 
    Não houve atraso. Francisco e Eugênia chegaram meia hora antes do início da cerimônia e, embora não esperassem, tornaram-se alvo de elevadas reverências. As autoridades dos Emirados Árabes Unidos têm extremo respeito por quem atua na área artística (pintura, escultura, dança, música...). Os artistas, quando convidados, têm tratamento diferenciado. Francisco e Eugênia sentiram-se privilegiados. 
    A exposição obteve o mais pleno êxito. Superou as expectativas de Francisco. Suas peças artesanais, em determinados casos, eram observadas horas a fio por visitantes de todas as partes do planeta. O artesão nunca imaginara um momento de tão expressiva valorização. E o mais importante: estava acompanhado da amada Eugênia. Esta era a mulher que realmente o cativara em toda a existência.
    Impiedosa distração
    Conformado com modestos resultados de exposições, em solo brasileiro, Francisco ficou positivamente chocado com o que pôde obter na Cidade de Dubai. Todas as peças em exposição foram vendidas. Ninguém sequer perguntava o valor. Pediam que empacotassem e mandavam um assessor fazer o pagamento.
    O salão de exposições ficou em pouco tempo vazio. Por exigências de figuras muito simpáticas, principalmente daquela região, Francisco se dispôs a produzir algumas peças que lhe foram sugeridas. Uma produção às pressas mas bem compensadora. Da para se dizer que, depois da experiência exitosa de Dubai, Francisco se tornou um artesão poderoso em matéria financeira. Um artesão milionário. 
    Há quem diga que todo sucesso tem um preço. O sucesso de Francisco, em Dubai, teve um amargo preço. Envolvido em entrevistas e diálogos, sobre sua arte, ele acabou deixando a amada Eugênia um pouco de lado. Digamos... Houve uma distração de sua parte em relação à pessoa que tanto convidara para acompanhá-lo naquele momento. Impiedosa distração... 
    Fadil, quarenta e dois anos, olhos verdes, pele morena, cabelos escuros... Estas são algumas características de um dos gigantes do petróleo dos Emirados Árabes Unidos. E é justamente este cidadão que, desde a recepção de chegada, não tira os olhos de Eugênia... "Perdoe-me ilustre artista brasileiro. Perdoe-me competente e sensível artesão. Mas a sua mulher é do jeito que sonho desde que nasci. Quero e vou conquistá-la." Este o persistente pensamento de Fadil desde que viu Eugênia chegar à cidade.
    Francisco, encantado com tudo que via e recebia em Dubai, não percebia o assédio que o árabe poderoso exercia sobre a sua amada. O homem, entretanto, se mostrava implacável. Propostas de todos os gêneros eram feitas ao pé do ouvido de Eugênia. Em princípio ela teve a impressão de que se tratava de uma simpática brincadeira. Só que os dias e dias de repetição do gesto a obrigaram a encarar a situação com seriedade. O bom é que a persistência do belo e poderoso árabe não a desagradava. Muito pelo contrário... 
    Surpreendente inquietação
    A viagem de volta para o Brasil não foi de muito diálogo entre Eugênia e Francisco. Ele mentalizava os investimentos que tinha condições de fazer com a fortuna que lhe rendera a exposição. Estava em um nível tão elevado de excitação que não o permitia pensar que a companheira, ao seu lado, pudesse almejar um pouco de carinho e atenção. 
    Eugênia, longe de se preocupar com os pensamentos indecifráveis do seu companheiro de viagem, achava bom ter um tempo para rememorar as galantes tentativas de conquista que lhe foram dirigidas durante a estadia em Dubai. Chegava a sorrir no silêncio. Um sorriso que só ela podia perceber. Era, no entanto, um sorriso que podia até significar um encantamento. "Será que aquele árabe doido mexeu com o meu coração? Sinto-me envergonhada. Acho que ele mexeu." 
    De intimidade Eugênia e Francisco haviam usufruído de poucos momentos. Eram recém-conhecidos quando concordaram com uma viagem juntos àquele distante país. A intimidade completa, segundo a ótica de Eugênia, tinha que ser pautada por intensa paixão e real serenidade. Estes ingredientes faltaram na convivência dos dois em Dubai. Uma noite apenas reservaram para uma carinhosa aproximação. Não foi ruim... Deixou, contudo, de ser tão boa quanto o momento permitia.
    Eugênia, em particular, viajara disposta a tudo. Não se negaria a qualquer pedido de Francisco. Imaginava que o ápice da paixão pudesse ser vivido naquela viagem feita sem qualquer relutância. Será que se enganara? "É impossível chegar agora a alguma conclusão. Veremos o que nos reservam os próximos dias."
    Persistência dos Emirados
    Enquanto Francisco se desdobrava, em busca das formas mais rentáveis de investimento dos petrodólares ganhos em Dubai, Eugênia sentia-se carente de atenção. Leopoldo era uma lembrança que aos poucos se apagava em sua mente. "Meu querido amor primeiro! Você tem a minha imorredoura ternura. Os novos tempos, preciso lhe dizer, me mostram que posso construir uma vida feliz como a que juntos tivemos. Acho que você, o maior altruísta que conheci, está me dando força nesta hora."
    Francisco, sem saber, estava deixando Eugênia fugir do seu alcance. Sem a atenção imprescindível para existir a bela mulher só pensava no árabe de olhos verdes que a tentara durante a estada em Dubai. E, para piorar, toda vez que abria a caixa de correspondência lá estava uma carta, escrita em português, por Fadil. "Você, para mim, é a soma positiva de um milhão de coisas boas. É a multidão feminina por mim fascinada. É uma plateia de duas mãos por mim batendo palmas." 
    Francisco, seduzido pela riqueza, informou a Eugênia ter recebido um convite para expor na China. A proposta financeira, para mostrar suas obras em Pequim, era irrecusável. Os chineses só não queriam que ele comparecesse acompanhado. Queriam apenas o artista e as suas esculturas. O governo chinês limita ao máximo a aproximação de estrangeiros. Tudo é minuciosamente controlado. 
    Quis o destino que, exatamente nesse dia, Eugênia recebesse de Fadil uma nova carta. "Preciso de você minha bela. Estão aí as passagens de ida e volta. Eu quero que você use somente a de vinda. A passagem de volta você me dá e eu mesmo rasgo. Beijos deste seu humilde servo do mundo árabe."
    O romper sem palavras
    Francisco iria à China? Eugênia iria à Cidade de Dubai. A natureza o resto decidiria. A bela mulher, nestas alturas dos acontecimentos, não mais sabia o que almejar. Francisco, o homem que a fascinara intensamente, se mostrava praticamente irreconhecível. Isto dava margem para o avanço de sentimentos sublimes em direção ao galante árabe Fadil. Embarcaria, então, rumo a Dubai.
    "Meu querido Francisco. Já não sei se amado ou amigo. Meus sentimentos se avivam e, às vezes, se apagam. Uma coisa para mim é certa: o árabe de olhos verdes me ama do jeito que eu gosto. Você vai à China... Eu vou a Dubai. No retorno a gente conversa." Este o recado que Eugênia deixou no ateliê de Francisco antes de, no aeroporto, entregar a passagem recebida no envelope enviado por Fadil. (Autora: Aline Brandt - Todos os direitos reservados/Lei dos Direitos Autorais N° 9610/98)

    Observação da autora: Você, como eu, deve estar decepcionado com o rumo da relação entre Eugênia e Francisco. Este, porém, é apenas um período de aprendizagem para os dois. Uma aprendizagem sobre a mais preciosa essência do amor. Eugênia e Francisco, apesar de Fadil, ainda poderão ter alguns contatos. Isto é o que veremos nos próximos capítulos.
    
    

Comentários

Postagens mais visitadas