Domingo é dia de se fartar com os docinhos de dona Clari

 

Lembro com carinho que, quando era bem pequena, esperava ansiosa os doces que o “coelhinho” traria no domingo de Páscoa... Minha mãe Clari e meu pai Celito, mesmo com poucos recursos financeiros, costumavam nos dar coelhinhos e ovinhos de açúcar. Nas cestinhas que recebíamos, meus irmãos e eu, quase não havia chocolate. O que chamava atenção eram as casquinhas - de ovos de galinha - coloridas com papel crepom... As casquinhas - pintadas de azul, vermelho, verde... - continham amendoim coberto de açúcar...

Minha mãe Clari gastava bom tempo decorando casquinhas e torrando amendoim. E nós, crianças, tudo acompanhávamos daquela arte de fazer maravilhas açucaradas... Na véspera de domingo de Páscoa a criançada da casa aguardava ansiosa a chegada do “coelhinho”... Alguns nem dormiam, de sábado para domingo, na expectativa de viver tão agradável emoção. Sabíamos que nossa amorosa mãe, apesar das dificuldades enfrentadas no seu dia a dia, sempre encontrava um meio de encher as “cestinhas” que nos permitiam indescritível empolgação.

O tempo passou... Passou rápido demais... Nós, filhos de Clari e Celito, crescemos fisicamente... Mesmo assim a alegria de ganhar casquinhas recheadas de amendoim açucarado persiste.

Chegaram netos e bisnetos e a tradição das casquinhas coloridas continua presente na Família Brandt. Domingo de Páscoa... Teremos mais um amanhã... As crianças crescidas, misturadas com as chegadas há menos tempo, vão à casa verde, número 124, da Rua Caldas Júnior, em Carazinho, receber as gostosuras criadas pelas mãos abençoada de Clari Brandt... É dia de família reunida... De muito amor e comida boa... De bastante chocolate... E, claro, é dia de pé-de-moleque e amendoim açucarado... Dona Clari e seu Celito ocuparam-se, nos dias mais recentes, com o preparo do sempre bem aceito amendoim torrado coberto de açúcar. Pintaram as casquinhas com o mesmo carinho que vislumbrávamos quando éramos crianças... A deliciosa tradição de Páscoa da Família Brandt é exemplo de amor e dedicação. Obrigada meu Deus... (Escritora Aline Brandt/Todos os direitos reservados/Lei dos Direitos Autorais N° 9610/98)

Comentários

Postagens mais visitadas