Viva a literatura!!! Viva a cultura!!! Viva a nossa biblioteca!!!

  


     Lembro que, quando estudante de ensino fundamental e ensino médio, uma das atividades que mais apreciava era visitar a Biblioteca Pública Guilherme Schultz Filho... Nas décadas de 80 e 90 a internet não passava de um sonho. Pesquisas escolares, portanto, eram feitas em acervos físicos (impressos) de bibliotecas.
    E o que dizer dos livros? Grande parte da população brasileira, desprovida de recursos, somente tinha acesso aos livros disponibilizados em bibliotecas. A Aline - criança e adolescente - jamais pensou que seria possível guardar livros inteiros em computador ou smartphone. (A Aline de hoje ainda prefere o contato com livros físicos... Mas gosto não se discute.)
    A Biblioteca Pública Guilherme Schultz Filho foi para mim - e para milhares de outras pessoas - lugar de estudos... Lugar de sonhos... Lugar de descobertas... Lugar de viagens... Lugar de esquecer que o tempo tem pressa.
    Com o advento da internet, contudo, as bibliotecas perderam o brilho de outrora. Por muitos anos a nossa amada Biblioteca Pública Guilherme Schultz Filho não recebeu as atenções que necessitava. Por esse motivo os leitores foram se afastando e esse órgão, de tão elevada importância, foi sendo deixado de lado. O encanto dos longos anos anteriores foi aos poucos se apagando.
    Raros eram os que procuravam a biblioteca para fazer pesquisa... Leitores contumazes, porém, ainda eram vistos circulando pelos corredores. Afinal: quem é apaixonado por livros enfrenta todo tipo de obstáculo para encontrar o seu amor. Só que faltava vida!!!
    Só que o tempo passa... O mundo gira... E, nesse interim, pequenos estudantes passaram, aos poucos, a ocupar espaços naquela casa de cultura... A criançada foi atraída pelo oportuno programa de contação de histórias: Pinóquio - coordenado pela talentosa professora Jacqueline Daudt. Só que a biblioteca ainda sentia falta dos jovens e dos adultos...
    O que fazer para torná-la mais atrativa a jovens e adultos? Claro... Encontrar algum apaixonado por cultura para coordená-la!!! Apaixonados por cultura são atraídos, vorazmente, para bibliotecas. Não medem esforços em prol da cultura... E, como num passe de mágica, a Biblioteca Pública Guilherme Schultz Filho passou a ser coordenada por Silvana Xavier da Cruz... E a magia aconteceu!!!
    A Biblioteca Pública Guilherme Schultz Filho voltou aos tempos de glória. É hoje lugar de saraus literários, de lançamento de livros, de reuniões de escritores, de aconchego... E de livros!!! Muitos livros. O mais importante, entretanto, é que voltou a ser lugar de pessoas. Onde todos são muito bem recebidos por uma equipe que trabalha com amor... Pessoas que fazem muito mais do que é obrigação.
    Nossa Biblioteca Pública Guilherme Schultz Filho completou 78 anos com fôlego de adolescente. Com uma energia jamais experimentada. Que venham mais 78 anos. Repletos de livros e, principalmente, de pessoas. Afinal: o que seriam dos livros se não existissem os leitores? Beijo de gratidão para Silvana Xavier da Cruz, Maria Helena Silva, Vera Jaqueline Rocha e Rosane Garcia Ribas. (Escritora Aline Brandt)

Comentários

Postagens mais visitadas