Guarda-chuva de flor...

    O dia está nublado. Sem cores. O vento é gelado. Nada inspira ficar muito tempo fora de casa. O inverno se aproxima, no Rio Grande do Sul, sem fazer cerimônia. 
    A maioria das pessoas que conheço prefere o verão. Eu adoro o inverno. Época de aproveitar o aconchego do lar... De dedicar mais tempo para aqueles que nos são caros... De compartilhar histórias e memórias... De partilhar café (chocolate) quente e boa comida... Poderia enumerar, nesta crônica, dezenas de maravilhas para se fazer em dias de temperaturas baixas. Não quero, entretanto, me tornar cansativa...
    Em dias de pouco sol e bastante frio é fácil encontrar, pelas ruas de pequenas e grandes cidades, pessoas apressadas... Todas em busca de um lugarzinho para aquecer o corpo e, talvez, o coração. Não raro escuto reclamações a respeito da temperatura. O inverno nem começou e já tem gente querendo que acabe. Mas quem mora em lugares onde o inverno é marcante tem que aprender a viver com sua presença.
    É preciso buscar sempre o lado bom... da vida, das pessoas, das estações, dos dias... Acredito que assim tudo fica mais agradável. Acho sobremaneira interessante uma frase que circula nas redes sociais: "Para dias sem cor guarda-chuva de flor".
    Se o dia não está do seu agrado nada o impede de pintá-lo da maneira que achar mais atraente. Porque o poder de colorir os dias está dentro de cada um. Mesmo quando tudo parece cinza e sem perspectiva é possível ser surpreendido positivamente.
    O universo envia energias - positivas ou negativas - de acordo com os nossos sentimentos interiores. É vital, entretanto, acreditar que a vida lhe reserva muitas chuvas de bons acontecimentos. O universo conspira a favor daqueles que só se apegam ao lado bom das coisas do cotidiano. Acredite. Busque.  Lembre-se das historinhas que a sua avó contava. O bem, pode até demorar, mas sempre vencerá o  mal. Então vamos lá... Nas nossas cabeças e nos nossos corações só permitamos que penetrem as mais iluminadas expectativas. 
    E por falar em enxergar o lado bom nas coisas do cotidiano... Li, recentemente, "O lado bom da vida" (de Matthew Quick)... O personagem central da obra - Pat Peoples - mesmo com todos os motivos para reclamar da vida tem esperança suficiente para buscar o amor e a felicidade. E consegue...
    O LADO BOM DA VIDA
    "(...) Lembro que o tempo separados finalmente acabou, e que, embora Nikki tenha ido embora para sempre, eu ainda tenho uma mulher em meus braços que sofreu muito e precisa desesperadamente acreditar que é linda outra vez. Em meus braços está uma mulher que me deu uma Tabela de Nuvens do Observador do Céu, uma mulher que sabe todos os meus segredos, uma mulher que sabe quão problemática é a minha mente, quantos comprimidos eu tomo, e que ainda assim permite que eu a abrace. Há algo de honesto em tudo isso, e eu não consigo imaginar nenhuma outra mulher deitada comigo no meio de um campo de futebol congelado, no meio de uma tempestade de neve, até impossivelmente esperando uma nuvem soltar-se de um nimbo-estrato. Nikki não teria feito isso por mim, nem mesmo em seus melhores dias. Então puxo Tiffany mais para perto, beijo o ponto rígido entre suas sobrancelhas perfeitamente bem-feitas e, depois de inspirar profundamente, digo:
    - Acho que também preciso de você." (Quick, Matthew. O lado bom da vida. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2012. Pág. 254)

(Autora: Aline Brandt - Todos os direitos reservados/Lei dos Direitos Autorais N° 9610/98)



Comentários

Postagens mais visitadas